Portaria Virtual ou Portaria Inteligente ?

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Portaria Virtual ou Portaria Inteligente ?

PORTARIA VIRTUAL

VISITANTE NO SENTIDO ENTRADA

* Visitante aciona o porteiro eletrônicoVisitantes

* A atendente que não está na portaria diz: Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite, pois não!

* Visitante: Gostaria de falar com o Sr. Roque do Ap.39

* A atendente: A Um momento atendente (1)

A (O) atendente aciona o interfone do Sr. Roque e avisa que o Sr. Luiz está na portaria. Havendo a autorização do Sr. Roque, ocorre a liberação da fechadura elétrica do primeiro portão. Na sequência ocorre a liberação do segundo portão.

Caso o Sr. Roque não esteja, a (o) atendente poderá adotar duas posturas. A primeira é contatar o senhor Roque via celular e avisá-lo para que este diga qual providência deve ser adotada, ou seja, anotar recado, autorizar a entrada ou acionar o zelador para que este converse com o visitante.

Porta de acesso ao hall térreo (normalmente porta de vidro).

Este é um item que merece atenção especial. Não conheço empresa que considere a abertura desta porta (no sentido entrada, pois no saída utiliza-se a maçaneta), embora, isso seja possível mediante contratação à parte, pois exige mais equipamentos e mais procedimentos.

Digo atenção especial, porque quando não se tem porteiro a disposição, é de bom conselho que esta porta permaneça fechada mesmo considerando que no local exista cerca eletrificadada, sensor, câmera, concertina…

A porta do hall, se assim podemos definir, é a última fronteira. Confesso que se onde moro a porta ficasse aberta ao anoitecer eu não dormiria tranquilo, se é que eu dormiria. Explicando melhor: Considerando que no sistema de Portria Virtual, não há  abertura desta porta, ela deverá ficar sempre aberta (ao menos até um determindo horário), caso contrário, como o visitante entrará? Óbvio que esta questão estará equacionada, se o morador descer, mas isso nem sempre é possível.

Existe alternativa? Sim, existe…

Resumo – Na Portaria Virtual, quem presta os atendimentos aos visitantes é uma pessoa que não está no condomínio, portanto, poderá estar em qualquer lugar. Cabe a cada condomínio conhecer os procedimentos detalhadamente e sem assesoria de um profissional, fica mais difícil.

PORTARIA INTELIGENTE

VISITANTE NO SENTIDO ENTRADA

Em cada apartamento é instalado um monitor LCD de 7″. Este monitor ficará ao lado do interfone. Assim que o morador retirar o interfone da base, surgirão 4 imagens.

Estas imagens são estratégicas. A primeira mostra exclusivamente o visitante junto ao portão social externo. A segunda, mostra a clausura. Esta câmera deverá mostrar no monitor, imagens como se uma pessoa estivesse olhando os portões sociais da porta do hall para fora.

A terceira, será instalada no hall de forma a mostrar quando o visitante já está próximo da porta de vidro.

A quarta, poderá ser a câmera que mostra o sentido entrada do portão para veículos (ou os condôminos poderão optar qualquer outra).

Assim que o morador identifica o visitante, ele libera o primeiro e o segundo portão, bem como aciona a fechadura da porta do hall. Para realizar todas estas operações, estará vendo cada passo do visitante, através do monitor.

Resumo – Na Portaria Inteligente, quem presta os atendimentos aos visitantes é o morador e isso é feito, colocando-se a disposição dele, imagens dos “passos” do visitante.

PORTARIA VIRTUAL

VISITANTE NO SENTIDO SAÍDA

Os procedimentos para liberar os visitantes, serão de responsabilidade exclusiva do morador, pois não haverá intervenção do atendente. O morador descerá, utilizará a maçaneta da porta de vidro e o cartão ou chaveiro de proximidade para abrir os portões sociais/serviços. Levando-se isso em consideração e pensando na hipótese do morador não poder descer, se faz necessário instalar botoeiras em pontos estratégicos para que o visitante seja orientado quanto as aberturas apenas dos portões sociais. Se de fato houver opção por instalar botoeiras, deve-se ter o cuidado quanto aos locais onde elas serão instaladas, porque não pode haver acesso por quem esteja do lado de fora. Importante: “Normalmente” a Portaria Virtual considera como sendo ideal, condomínios onde exista apenas um acesso (que pode ser clausura), por onde entrará e sairá tanto moradores, quanto prestadores de serviços. Qualquer outro escopo, terá tratamento a parte.

Resumo – Na Portaria Virtual, o morador é responsável por abrir portas e portões para que visitantes possam sair, pois este item não é previsto (incorporado por padrão). O morador poderá lançar mão de utilizar a botoeira, porém, trata-se de uma postura de “altíssimo” risco”, pois qualquer um poderá abrir o portão para qualquer um sem que para isso haja qualquer registro, exceto se houver câmeras monitorando cada botoeira em questão.

Diferentemente da Portaria Inteligente, a Virtual não terá imagens a disposição nos apartamentos, a menos que se contrate a parte, a instalação de monitores.

PORTARIA INTELIGENTE

VISITANTE NO SENTIDO ENTRADA

DESCE

O morador poderá descer ou não para receber a visita. No caso de descer, utilizará a maçaneta da porta do hall para abri-la.  Para abrir o portões sociais utilizará o cartão (ou o chaveiro) de proximidade.

NÃO DESCE

Na hipótese de permanecer no apartamento, acompanhará a movimentação do visitante junto ao monitor ao lado do interfone.

Após identificar o visitante pelas imagens do monitor, digitará no teclado do aparelho de interfone #1 (apenas exemplo) e assim, aciona fechadura elétrica.

Quando o visitante estive dentro da clausura, digitará no teclado do aparelho de interfone #2 (apenas exemplo). Quando o visitante se aproximar da porta do hall, digitará #3. Ratificando: Todos estes procedimentos terão apoio de imagens a disposição.

INTERTRAVAMENTO – Sistema que não permite que dois portões (sociais ou de veículos) sejam abertos ao mesmo tempo, porém…

Importante: Nas duas portarias (VIRTUAL E INTELIGENTE) é possível instalar o sistema de Intertravamento. Este sistema faz com que um portão só seja aberto se o outro estiver fechado. Quando se trata de condomínio que tenha porteiro, a instalação é amplamente indicada. Se por outro lado a figura do porteiro não se faz presente, a instalação pode ser um tiro no pé, pois se o morador (ou a atendente) errar e abrir primeiro o portão interno para quem quer entrar e depois tentar abrir o externo, não conseguirá e neste caso, o morador terá que descer para fechar um e depois abrir o outro. Nota: Vale o mesmo se for aberto primeiro o portão externo para quem deseja sair, pois o interno não  poderá ser aberto enquanto o externo não for fechado.

Neste caso a situação se complica, porque o morador terá que sair pela garagem para fechar o portão externo ou pedir para alguém que esteja passando pela rua que o feche ou aguardar que algum morador queira entrar….não dá né?

Resumo – Na Portaria Inteligente, a abertura ficará por conta do morador. Se não puder descer, terá imagens da movimentação da visita a disposição e por elas poderá adotar os procedimentos padrões.

PORTARIA VIRTUAL

MORADOR SENTIDO ENTRADA – PORTÕES SOCIAIS E HALLBoneco Feliz

Portão Social externo – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

Portão Social interno – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

Portal do Hall – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

MORADOR SENTIDO SAÍDA – PORTÕES SOCIAIS E HALL

Porta do Hall – Utilizará maçaneta

Portão Social interno – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

Portal do Hall – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

PORTARIA INTELIGENTE

MORADOR SENTIDO ENTRADA – PORTÕES SOCIAIS E HALL

Portão Social externo – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

Portão Social interno – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

Portal do Hall – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

MORADOR SENTIDO SAÍDA – PORTÕES SOCIAIS E HALL

Porta do Hall – Utilizará maçaneta

Portão Social interno – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

Portão Social Externo – Utilizará cartão ou chaveiro de proximidade

PORTARIA VIRTUAL – MORADOR/PORTÃO VEÍCULOS

MORADOR SENTIDO ENTRADA – PORTÕES VEICULARES

Portão externo –  Utilizará o controle remoto digital

MORADOR SENTIDO SAÍDA – PORTÕES VEICULARES

Portão externo –  Utilizará o controle remoto digital

PORTARIA INTELIGENTE – MORADOR/PORTÃO VEÍCULOS

SENTIDO ENTRADA

Portão externo –  Utilizará o controle remoto digital

SENTIDO SAÍDA

Portão externo –  Utilizará o controle remoto digital

PORTARIA VIRTUAL – PEQUENAS ENCOMENDAS

O atendimento é feito a distância seguindo os mesmos passos de atendimento a um visitante.

Se o morador estiver no condomínio,  será avisado e assim fará o recebimento.

Caso contrário, o atendente acionará o zelador e este dará prosseguimento ao atendimento.

Resumo – Na Portaria Virtual,  pequenas encomendas poderão ser recebidas tanto pelo morador quanto pelo zelador (ou Faz tudo). Nesta modalidade a mediação entre “entrega e destinatário” é feita por uma pessoa que não está no condomínio.

PORTARIA INTELIGENTE – PEQUENAS ENCOMENDAS

Na modalidade Portaria Inteligente é comum os condomínios manterem apenas um funcionário (que podemos chamar de “Faz tudo”). Esta pessoa terá a posse de um telefone sem fio de longo alcance.

Se após tentar acionar o morador o entregador não conseguir contato, apertará a tecla “PORTARIA” e ao fazer isso, o telefone sem fio será acionado, assim, o entregador terá contato direto com o funcionário que poderá estar em qualquer lugar do condomínio e este dará prosseguimento ao atendimento.

Resumo: Este telefone sem fio, tem alcance de 40 KM em área aberta, e portanto, até onde se sabe, o portador poderá estar em qualquer lugar do condomínio.

PORTARIA VIRTUAL – CORREIO/SEDEXdownload (2)

Nesta modalidade, os condôminos podem determinar o que será feito, ou seja, tanto para SEDEX  quanto para correspondências normais, o atendente primeiro acionará o morador.

Caso não consiga, então contatará o Zelador.

Resumo – Na Portaria Virtual, quem faz a intervenção entre condômino e carteiro é o atendente à distância. A forma como se procederá, também poderá ser combinada. Via de regra, segue-se o padrão, ou seja, o atendimento ao carteiro é feito à distância. O atendende pode primeiro tentar acionar o morador, caso não consiga, então contatará o Zelador.

PORTARIA INTELIGENTE – CORREIOS/SEDEX

Nesta modalidade, é instalada em algum ponto do gradil frontal, uma caixa para correspondência que tenha tamanho suficiente  para receber jornais e revistas. Quando se tratar de correspondência comum, o carteiro utilizará esta caixa. Quando se tratar de SEDEX, ele acionará primeiro o apartamento

Se não obtiver sucesso, então acionará o “Faz tudo” e para tanto, será orientado via placa de aviso, a acionar a tecla ‘PORTARIA”, o que desencadeará contato via telefone sem fio.

Resumo – Na Portaria Virtual, quem faz a intervenção entre condômino e carteiro é o atendente à distância. A forma como se procederá, também poderá ser combinada. Via de regra, segue-se o padrão, ou seja, o atendimento ao carteiro é feito à distância. O atendente pode primeiro tentar acionar o morador, caso não consiga, então contatará o Zelador.

Os itens acima, são os que mais importam para ambas as PORTARIAS. Abaixo, farei algumas observações as quais espero ajudar de alguma forma.

PORTARIA VIRTUAL – OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Ambas as portarias têm custo de instalação. Itens como: Controle remoto digital, Cartão de proximidade, Instalação ou reparo em cerca eletrificada, Instalação ou UP Grade no sistema de Câmeras, Instalação ou reparo em sensores ativos (muros), Equipamentos para UpLoad de imagens, Software de controles, No breaks, ou Mini geradores, etc., etc.,

Nesta modalidade lembro que no quesito valores; além do custo de implantação, o condomínio pagará todos os meses (valores reajustáveis de acordo com a legislação em vigor)  entre R$ 6.000,000 e R$ 9.000,00.

PORTARIA INTELIGENTE – OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Na Portaria Inteligente, também há custo de implantação. Se do lado da Portaria Virtual, o condomínio têm a disposição o Atendente 24 horas com custo mensal, na Portaria Inteligente há os monitores nos apartamentos.

Diferentemente da Portaria Virtual, tão logo os equipamentos de implantação sejam pagos, não haverá mensalidades. O que se sugere é que seja pactuado um contrato de manutenção de todos os equipamentos, mais portões veículos, antenas, interfones, câmeras, cerca eletrificada, sensores etc, etc que em média, terá o valor de R$ 800,00 por mês.

PORTARIA VIRTUAL – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

* Atendimento de visitantes e prestadores de serviços é feito à distância,

* Custo de Implantação – Depende das necessidades de cada condomínio, porém, pode variar entre R$ 20.000,00 e R$ 60.000,00

* Atende condomínios com quantidade de 50 apartamentos (em média). Pode atender outras quantidades, porém, com valores diferenciados,

* Quantidade portões sociais limitada. Para esta modalidade, o ideal é que o condomínio seja composto apenas por uma clausura, através da qual entrará e sairá tanto moradores quanto visitantes e prestadores de serviços, pois isso facilita o controle.

Nota: Neste sistema a limitação do número de apartamentos não tem relação com valores e sim, com o fluxo de pessoas, pois é óbvio que condomínios com 100 apartamentos têm maior quantidade de movimentações se comparados a outros com apenas 50. Esta limitação se faz necessária em função da grande quantidade no tráfego de informações o que é feito em tempo real via Up Load.

* Além do custo de implantação, o condomínio pagará mensalmente um valor que varia entre R$ 6.000,00 e R$ 9.000,00 referente aos custos de atendimento a distância e em tempo real.

PORTARIA INTELIGENTE – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

* Atendimento local – Atendimento a visitantes e prestadores de serviços é feito pelo morador ou pelo “Faz tudo” via telefone sem fio de longo alcance. Já o morador tem como ferramenta, a instalação de um monitor LCD de 7” em seu apartamento para que ele possa acompanhar os passos do visitantes e assim proceder as liberações passo a passo.

* Custo de Implantação – A variação é idêntica ao da PORTARIA VIRTUAl, ou seja, fica entre R$ 20.000,00 e R$ 60.000,00,

* Atende condomínios com qualquer quantidade de apartamentos. Nota: Embora atenda condomínios com mais de um bloco e muitos apartamentos, a Portaria Inteligente não pode garantir que ofereça as mesmas proporções de redução de custos, ou seja, entre 50 e 70%, que oferece para condomínios com 50 apartamentos, por exemplo.,

O que se pode afirmar é que com a implantação da PORTARIA INTELIGENTE, condomínios de grande porte conseguem reduzir alguns postos de trabalhos o que certamente leva a redução de custos, porém, cada caso precisa ser analisado e após isso, ser emitido parecer do Consultor.

O que se pode afirmar com certeza é que baseado em estudos feitos, a limitação do número de apartamentos se comparado a PORTARIA VIRTUAL, é praticamente inexistente.

Notas finais do consultor:

Para alguns condomínios cabe a PORTARIA VIRTUAL. Para outros, a PORTARIA INTELIGENTE. Quem dará a palavra final é certamente o condomínio, porém, cabe ao Consultor a indicação da PORTARIA que melhor atende às necessidades de cada cliente.

Existem  várias empresas que divulgam instalar a Portaria Virtual (poucas a Inteligente) e certamente o que diferencia uma da outra, é o “Comprometimento Real” em fazer um projeto que ofereça respostas exatas para cada uma das necessidades do local.

A PORTARIA VIRTUAL não se resume em apenas em atender a distância, oferecer cartão de proximidade e controle remoto para os portões veiculares, há mais, muito mais.

As mesmas observações valem para a PORTARIA INTELIGENTE, pois apenas instalar monitores nos apartamentos e fornecer cartões e controles remotos, não credencia nenhum condomínio a argumentar que está automatizado, é preciso mais muito mais.

Mais Responsabilidade, mais Dedicação, mais Empenho…e acima de tudo, o sincero Desejo de passar ao cliente, soluções que possam levá-lo ao que ele realmente precisa e não o que ele quer.  Após muitos e verdadeiros estudos, concluí que o ideal é levar aos condomínios um sistema que incorpore partes das duas PORTARIAS e a esta combinação, estou atribuindo o nome de PORTARIA HIBRIDA.

Em parceria com a empresa SIM Monitoramento, estou desenvolvendo uma terceira PORTARIA. Ela  terá em seu escopo, a junção de itens da PORTARIA VIRTUAL com os da PORTARIA INTELIGENTE. O objetivo é tirar o melhor dois dois Mundos, para oferecer aos nossos clientes o caminho do Sonho e não deixá-lo trilhar em direção ao Pesadelo.

consultoracroque@gmail.com

(11) 2373-2193 – 2093-0101 – 9-71895641

Roque Consultor

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